CONHECENDO OS PNEUS

O pneu é o ÚNICO elemento de contato entre o veículo e a estrada. É por isso que o uso e a manutenção corretas, assim como o conhecimento de suas características, são fundamentais para garantir a sua segurança em qualquer situação, aumentando a vida útil dos pneus e economizando dinheiro. Lembre-se sempre de dirigir com segurança e respeitar o meio ambiente.

Se você dirige com pneus com uma profundidade de sulco menor que 1.6 mm, você pode ser multado.

MARCAÇÕES
LATERAIS

Há diferentes marcações na lateral do pneu. Além do nome da marca e da linha, você encontra a medida e as características do pneu: a largura nominal, relação entre a altura nominal da secção e a largura nominal da secção, a estrutura ou o código de construção, o diâmetro do aro e o índice de carga e velocidade.

PRESSÃO DO PNEU

A pressão do pneu exerce uma forte influência na segurança e na economia do veículo. A pressão do pneu deve ser conferido mensalmente, principalmente se você for percorrer longas distâncias. Atenção: confira sempre a pressão com os pneus frios.

DISTÂNCIA DE FRENAGEM

A distância de frenagem está relacionada à pressão do pneu. Em uma velocidade de 100km/h, a distância de frenagem com pneus corretamente inflados será de 40m. Já com os pneus murchos, a distância aumenta para 42,2m. O desempenho, consequentemente, aumenta em aproximadamente 6%, igual a 2,4m.

DESGASTE DO PNEU

A pressão de ar incorreta causa desgaste irregular do pneu. A pressão muito baixa causa o desgaste da borda, proporcionando o risco de dano estrutural do pneu. A pressão muito alta causa desgaste no centro do pneu.

Mantenha seus pneus com a pressão correta!